Verdadeiro ou Falso: 7 Factos Sobre o Amianto que Deve Saber
Amianto (ou asbesto) é uma fibra mineral conhecida pela capacidade de isolar, durabilidade, resistência a altas temperaturas e, sobretudo, baixo custo. Não admira que, durante anos, tenha sido tão amplamente utilizado em edifícios como escolas, fábricas e casas.
Contudo, a realidade atual é bem diferente, como escreve o Público, passou de “mágico a maldito”.
Será que tudo o que se diz é verdade? Há legislação que regulamenta a retirada do amianto? É obrigatório? Na publicação de hoje abordamos estas questões, esclarecendo os principais mitos e verdades sobre o amianto.
- Proibido na União Europeia
VERDADE
Desde 2005 está totalmente proibido na União Europeia e, por conseguinte, também em Portugal.
- O Amianto Provoca Cancro
VERDADE
O IARC (Centro Internacional de Investigação do Cancro) e a OMS (Organização Mundial de Saúde) são unânimes: a exposição ao amianto provoca cancro, entre outras doenças.
- É Obrigatório Remover
MITO
Apesar de estar proibida a sua utilização, não é obrigatório remover o amianto que já está aplicado, a não ser que o mesmo esteja degradado e/ou que a sua exposição possa por em causa a saúde.
A Quercus esclarece ainda que é obrigatório assinalar “a existência de amianto em edifícios, instalações e infraestruturas (públicas e privadas) devendo ser alvo de identificação e avaliação do seu estado e caso”.
- Só Equipas Certificadas Podem Remover
VERDADE
O amianto acarreta perigos para o ambiente e para a saúde dos que estão em contacto com ele. Assim, em Portugal, só empresas devidamente certificadas podem proceder ao seu desmantelamento (Portaria n.º 40/2014 de 17 de fevereiro), remoção e, posteriormente, gerir os resíduos perigosos.
Não tente remover amianto de forma autónoma, para além de ser ilegal e incorrer em elevadas multas, pode prejudicar a sua saúde e dos que o rodeiam.
Na FPS só trabalhamos com Equipas credenciadas para o efeito, pelo que o podemos ajudar.
- O Amianto Dura Para Sempre
MITO
Não existem materiais de construção com garantia vitalícia, nem infinitos na sua durabilidade. Com isto queremos dizer que em alguma altura, seja qual for o material que escolha para a sua obra, terá de o reparar ou substituir. É o mesmo com o amianto, com a agravante de este, em caso de degradação, ser responsável pela contaminação de pessoas e do ambiente, como explicamos acima.
- O Governo financiou a remoção de amianto?
VERDADE
Nos últimos 4 anos, um montante superior a 420 milhões de Euros, entre fundos europeus e do Orçamento de Estado, permitiu abrir linhas de financiamento para que dezenas de Municípios procedessem à remoção de amianto em espaços públicos, como escolas.
E se continuar a ler vai perceber que as empresas particulares também têm apoios…
- O Estado ajuda os privados a removerem amianto?
VERDADE
Está ativo um Programa Nacional para a Remoção do Amianto com financiamento para empresas privadas. No link pode consultar o guia de procedimentos e como efetuar a candidatura.
Para além do apoio do Estado, pode contar com o nosso, contacte-nos e coloque as suas dúvidas.
Quanto ao amianto, pode ainda saber mais sobre ele neste vídeo: