• geral@fpscoberturas.pt
 Painel Sandwich: vantagens e como escolher

Painel Sandwich: vantagens e como escolher

A utilização de painel sandwich para fachadas e telhados conquistou todos os mercados, nomeadamente para casas particulares, armazéns, fábricas, instalações agrícolas, divisórias, escritórios, lojas e bares, como poderá ver nas imagens que selecionamos. No artigo de hoje contamos-lhe quais as vantagens deste material e como o escolher.

O que é um painel sandwich?

O painel ou a telha sanduíche é formada por duas chapas de metal de aço galvanizado. É designado de sandwich porque entre as duas chapas há material isolante, normalmente de poliuretano ou lã de rocha.

VANTAGENS

3 em 1

Ao usar materiais tradicionais precisará de 3 recursos para completar a sua fachada ou telhado – um para vedar, um para isolar e outro para revestir. Já com o painel sandwich conseguirá em simultâneo vedar, isolar e revestir

Assim, para além de toda a componente técnica e de segurança, ainda conseguirá garantir a parte estética.

Eficiência Energética

Será escusado abordar os benefícios da eficiência energética e sua certificação, quer ao nível da poupança financeira, quer para a sustentabilidade do Planeta. Estes painéis, pela sua capacidade de isolamento térmico e acústico, são fundamentais para melhorar o desempenho ambiental de edifícios de habitação e trabalho.

Facilidade de Utilização

Conforme explicamos acima, um só painel é o equivalente a 3 materiais tradicionais, assim sendo é mais fácil de aplicar, poupando tempo e recursos. Além disso, pode ser fixado diretamente na estrutura existente. 

Durabilidade

O painel sandwich é resistente ao fogo, controla a humidade, não necessita de manutenções extraordinárias, sendo considerado mais resistente que os materiais tradicionais.

Versatilidade

Há uma grande diversidade de tamanhos, modelos, com diferentes canelados, texturas, espessuras e até cores, o que permite uma enorme capacidade de adaptação a todos os seus projetos, seja um bar moderno ou uma casa de banho premium, como pode ver na imagem.

São tantas as possibilidades que a parte difícil será mesmo escolher!

Imagens: Decorfácil.

Apoio

Depois de tantas vantagens, ainda falta a melhor: é financiado! Sim, leu bem. Há vários apoios previstos para quem aposte na substituição de coberturas e telhas tradicionais ou em fibrocimento por este tipo de produtos, mais modernos, ecológicos e eficientes.

Para saber mais, consulte o portal do governo. 

Montagem Profissional

Não é obrigatório ser um profissional na aplicação do painel sandwich. Contudo, para garantir o isolamento, recomendamos que o faça com equipas certificadas para o efeito. 

Quando pedir orçamentos destes materiais, questione sempre sobre a certificação de quem fará a montagem.

Disponibilidade do Material

Uma vez que poderá conjugar diferentes comprimentos, larguras, espessuras, canelados e cores, nem sempre é fácil ter exatamente aquilo que procura disponível no momento, mas num curto espaço de tempo terá o seu pedido ao dispor. 

Como Escolher

Há várias questões a ter em conta, nomeadamente:

– qual é a finalidade?

– tem projeto (com medidas)?

– para quando necessita?

– quem vai aplicar?

– já escolheu a cor e o tipo?

Se não tem resposta a estas perguntas, não se preocupe, nós ajudamos!

Imagens: Decorfácil